Topo

Educação

Banco de Redações

O UOL corrige e comenta 20 redações. Envie a sua sobre o tema da vez


REDAÇÕES CORRIGIDAS - Abril/2019 Os ursos polares da Rússia e um dilema ecológico

Redação corrigida 520

Ursos polares sofrem as consequências do aquecimento global

Inconsistente Erro Correção

A mudança de comportamento e a ameaça de extinção dos animais é um fato preocupante são fatos preocupantes para nós, seres humanos. Ursos polares da Rússia se encontram nessa situação, eles estão frequentando cidades locais em busca de alimento.

O desmatamento é uma das principais causas do aquecimento global, que resulta em mudanças drásticas do clima mundial. Fiscalização e controle das reservas florestais do mundo é são uma forma de amenizar as invasões dos ursos polares. Territórios florestais são responsáveis pelo equilíbrio climático, que tem pois têm como função o controle das temperaturas. O desmatamento contribui para o aumento das temperaturas e consequentemente os animais que vivem em regiões geladas são ameaçados e precisam procurar recursos em outros lugares, que que, na maioria das vezes, é em locais de vida humana são habitados por seres humanos.

Práticas ilegais e que afetam as mudanças climáticas, devem climáticas devem ser contidas, para que a vivência vida dos animais e seres humanos não sejam ameaçados não seja ameaçada.

Comentário

Texto mediano, prejudicado pela falta de coesão e por uma sugestão de intervenção excessivamente genérica.

Competências

  • 1) Texto breve, mas relativamente bem escrito, pois o autor consegue comunicar suas ideias. Destaque-se a inadequação do termo "frequentar" que soa ambíguo no contexto em que foi usado. Os ursos não frequentam a cidade no mesmo sentido que alguém frequenta um clube.
  • 2) O autor compreendeu o tema e desenvolveu uma dissertação bastante padronizada e superficial.
  • 3) O argumento de que o desmatamento é o único responsável pelo aumento da temperatura do planeta é equivocado. Há outro fatores que contribuem para isso.
  • 4) Falta coesão ao texto. O autor não usou os recursos linguísticos necessários para concatenar suas ideias, deixando-as apenas justapostas.
  • 5) A sugestão de intervenção é excessivamente genérica.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 120
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 120
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 120
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 80
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 80
Nota final 520

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.