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REDAÇÕES CORRIGIDAS - Maio/2018 O direito ao foro privilegiado

Redação corrigida 250

Vantagens e Desvantagens do Foro Privilégiado [Privilegiado]

Inconsistente Erro Correção

Foro privilégiado privilegiado é quando um indivíduo ocupa algum cargo público importante e recebe um tratamento diferenciado da justiça após cometer atos ilícitos.

Nós temos algumas vantagens e desvantagens quanto a este assunto;assunto.

A grande desvantagem que temos existe é a demora no julgamento, com isso o processo acaba caducando e por muitas vezes são "esquecidos" é esquecido porque os políticos com determinados cargos não são julgados em primeira instância e sim pelo Supremo Tribunal Federal.

Diminui as instancias Diminuem as instâncias a que se podem pode recorrer e não é permitida a apresentação de novas provas, apenas é permitido uma nova interpretação do que já foi apresentado.

A grande vantagem é o fato de não haver prisão preventiva ou temporária e se houver a perda do cargo ele não terá o foro privilegiado, no entanto entanto, seu julgamento sera será em primeira instância. Podendo recorrer.

Em conclusão, vê-se que os políticos não estão sendo julgados como deveriam, é como deveriam. É necessário que esses privilégios tenham um fim, pois só assim o Brasil terá a chance de se reergui reerguer com dignidade e com governantes justos em que possamos ter pelo menos 70% de confiança para que o nosso país se recupere dessa crise e que os verdadeiros culpados paguem pelos erros que estão cometendo a anos.

Comentário geral

Texto fraco. Em termos de linguagem, o texto é mal escrito, numa linguagem pouco formal e com vários problemas gramaticais. Em termos de conteúdo e de estrutura, não vai além de banalidades mal explicadas, que mais expõem o que é o foro privilegiado do que fazem uma reflexão e argumentam a favor ou contra ele. Isso só acontece no último parágrafo, em que o autor se posiciona, mesmo que já não haja mais espaço para apresentar argumentos em favor de seu ponto de vista.

Aspectos pontuais

1) Primeiro parágrafo: a definição de foro privilegiado é incompleta e incorreta, no mínimo, porque o direito ao foro privilegiado antecede a prática de qualquer irregularidade (ou “atos ilícitos” nas palavras do autor).

2) Segundo parágrafo: a) “Nós” quem? A declaração que o autor quer fazer é simplesmente a de que há vantagens e desvantagens na existência do foro privilegiado.

3) Terceiro parágrafo: mais uma vez, o autor demonstra uma compreensão limitada e simplista do tema, quando salta da primeira instância ao Supremo, esquecendo de instâncias superiores intermediárias.

4) Quarto e quinto parágrafo: novamente, o autor comete vários equívocos na tentativa de explicar as vantagens e desvantagens do foro privilegiado, misturando o foro privilegiado, com o julgamento em segunda ou terceira instância, quando já não se apresentam provas, mas avalia-se a correção do julgamento na primeira instância. Quanto aos recursos, eles não são tão limitados quanto o autor dá a entender.

5) Sexto parágrafo: é o único em que o autor dá sua opinião sobre o tema, mas já é tarde para apresentar argumentos. Isso para não falar no disparate de estabelecer um percentual de confiança que os brasileiros devem ter em seus governantes.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 50
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 50
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 50
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 50
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 50
Nota final 250

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

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