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REDAÇÕES CORRIGIDAS - Outubro/2019 Agrotóxicos ou defensivos agrícolas: dois nomes e uma polêmica

Redação corrigida 400

Veneno para o campo e para o homem

Inconsistente Erro Correção

É notório que o uso de agrotóxicos é um problema grave para a sociedade. Dentre tantos fatores relevantes, temos: os problemas de saúde que esses venenos geram para o ser humano, e como elemento marcante a ambição por dinheiro dos produtores desses alimentos Esses venenos, que geram problemas de saúde para o ser humano, são utilizados devido à ambição por dinheiro dos produtores de alimentos, que não se importam com a saúde alheia.

Sabe-se que os problemas causados a à saúde por causa desses esses venenos faz um estrago imenso no organismo são imensos. A intoxicação aguda e seus efeitos, como: dores como dores de cabeça, náuseas, tontura, vômitos e causando efeitos desastrosos para a terceira idade. Portanto, o governo precisa tomar medidas severas no combate a esses venenos para garantir a saúde das pessoas que consomem esses alimentos.

além disso Além disso, os produtores desses alimentos, que visam só a parte financeira deles e se esquecem dos perigos que causam ao seu próximo. Muitos desses produtores agrícolas, não agrícolas não se alimentam dos próprios produtos que plantam, por exemplo, o tomate e o pimentão, e querem que esses produtos sejam comercializados no país. Por isso, esses produtos deveriam ter um maior controle na sua fiscalização para serem ser vendidos.

Dessa forma, é inprescindivel imprescindível que, diante dos fatos expostos, os agrotóxicos continuem fazendo parte da nossa alimentação diária e nos matando aos poucos. Enfim, precisamos nos conscientizarmos conscientizar de que esses agrotóxicos, é agrotóxicos são um problema grave que precisa ser combatida combatido pelas autoridades.Com tudo os pesticidas alem de expulsarem os insetos e os matarem, Contudo, os pesticidas, além de expulsarem os insetos e os matarem, trazem sérios riscos a nossa saúde e acabam nos matando junto com os insetos.

Comentário geral

O texto com muitos problemas de linguagem, um dos quais chega a interferir com o conteúdo e gerar uma conclusão absurda. De resto, é profundamente redundante: o autor repete nos quatro parágrafos as mesmas ideias, sem apresentar fatos que as fundamentem.

Competências

  • 1) São muitos os erros, seja de natureza vocabular ou sintática e eles interferem no conteúdo. O que salta aos olhos do leitor desde o primeiro parágrafo é a dificuldade de fazer afirmações simples de maneira clara. O autor escreve frases enviesadas que acabam por ser redundantes ou tautológicas. Por exemplo, dizer que os agrotóxicos fazem mal à saúde porque causam estragos ao organismo... Isso para não falar de frases incompletas, em que não há uma oração principal, como a que dá início ao terceiro parágrafo.
  • 2) O texto não é uma dissertação, mas quatro parágrafos que repetem as mesmas ideias: os agrotóxicos são um veneno que os ganaciosos agricultores usam para ganhar dinheiro sem se importar com a saúde alheia. Diga-se de passagem, a ideia não tem fundamento, devido a seu caráter exagerado: a julgar pelas afirmações do autor o mundo estaria vivendo uma epidemia de intoxicação alimentar de proporções gigantescas, o que não ocorre de fato.
  • 3) A argumentação recorre a elementos aleatórios, como o exemplo do "tomate e do pimentão", que não se sabe de onde o autor extraiu. Mas, sobretudo, não é uma argumentação, pois o autor faz afirmações sem apresentar elementos fatuais que as comprovem.
  • 4) O conhecimento dos recursos coesivos da linguagem de que o autor dispõe pode ser avaliado pelo "contudo" utilizado no final do texto. "Contudo" é uma conjunção adversativa, o que pressupõe que, depois dela, virá uma informação diferente das que foram ditas antes. Não é o caso aqui, onde, esclarecendo o raciocínio do autor, ele literalmente diz que o agrotóxico é um veneno, contudo... é um veneno.
  • 5) A conclusão é absurda porque o autor não sabe o significado de "imprescindível", palavra que significa "essencial", "necessário", "indispensável". E é assim que o autor termina, num apelo ao suicídio em massa, afirmando que é necessário que continuemos usando agrotóxicos e nos matando aos poucos diariamente.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 80
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 80
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 80
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 80
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 80
Nota final 400

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

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