REDAÇÕES CORRIGIDAS - Novembro/2015 Bandido bom é bandido morto?
Violência gera consequência
A violência no Brasil, já faz parte da vida entre muitos brasileiros. E E, com isso, à a população sofre constantemente perdas familiares, gerando revolta em certos casos. Com relatos freneticamente frenéticos nos grandes meios da comunicação, a violência no país verde e amarelo, cresce gradativamente ano após ano.
Visto que, diante disso, as mortes de cidadãos não tem perspectiva de melhoria em função de leis do país. E, por isso, o povo brasileiro, abre brasileiro abre mão de ações punitivas do estado, agregando a violência da justiça com às as próprias mãos, que que, apesar de plausível, considerando um estado omisso contra a criminalidade, torna-se um círculo vicioso que gera ainda mais agressividade.
Portanto, pode-se concluir que: que, apesar do de o Brasil ser ser, atualmente, um país violento, agir como age o mundo do crime, não nos leva à nada, o que nos remete à ideia de que o ideal, seria ideal seriaestabelecer à a pena de morte, pois pois, assim, evitaria quaisquer problemas sociais que pode vir a acarretar a vida do crime.
Comentário geral
Texto insuficiente. O autor não consegue se comunicar por escrito com um mínimo de correção e clareza. Em termos de conteúdo, o texto é muito fraco. O autor mal consegue expor objetivamente os fatos sobre os quais deve dissertar. Disso decorre que não pode existir uma argumentação. Há uma série de declarações repetitivas e desconexas. A impressão que fica é que o autor não pensou muito sobre o tema e se pôs a escrever a esmo, acreditando que cabe ao leitor preencher as lacunas que existem entre as frases, mas não é esse ao caso: cabe ao redator se fazer entender e comunicar alguma coisa.
Aspectos pontuais
1) Primeiro parágrafo: a) Seria de espantar se a violência no Brasil fizesse parte da vida dos alemães ou dos franceses. Ou seja, o autor começa falando o óbvio, que, mesmo assim, poderia ser atenuado, caso a frase fosse: A violência já faz parte da vida dos brasileiros. b) A segunda frase é confusa, pois a relação entre violência e perdas familiares é indireta. Seria necessário mostrar, primeiramente, que a violência resulta em muitas mortes, para daí falar nas perdas sofridas pelas famílias. c) Acrescenta-se uma informação já esboçada anteriormente: a do aumento da violência. Quanto ao papel frenético dos meios de comunicação nesse aumento, só o autor saberia explicar.
2) Segundo parágrafo: a) Começa com uma oração subordinada, mas orações subordinadas são subordinadas em relação a uma oração principal, que não existe nesse parágrafo. Fora isso, a frase é um disparate, que literalmente fala em mortes sem perspectiva de melhoria. A morte não pode melhorar ou piorar. É a situação que pode. b) Igualmente, agregar aqui é bitransitivo, agrega-se alguma coisa a outra coisa. No entanto, o autor não diz ao que se agrega a violência da justiça com as próprias mãos.
3) Terceiro parágrafo: a) defender a pena de morte pode ser considerado ofensivo aos direitos humanos e incorrer em zero na competência cinco. Principalmente, quando não há argumentos que sustentem racional e objetivamente essa defesa. Na verdade, o pensamento tal qual está formulado pelo autor é o seguinte: não podemos matar ilegalmente os criminosos, então vamos legalizar a pena de morte, para poder matá-los sem cometer nenhuma ilegalidade... b) como a pena de morte vai resolver quaisquer problemas sociais – quais o texto não explica! – que a vida do crime pode acarretar? É mais um disparate que não faz sentido.
Competências avaliadas
As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Redações corrigidas
Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.
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