Voto consciente ou manipulação?

NOTA 2,0

A opinião e escolha de muitos eleitores está sendo manipulada pelas redes sociais onde as sociais. As pessoas que tem têm acesso a elas estão sendo “obrigada” “obrigadas” a mudar sua opinião sobre algo, o algo. O aumento de fake news política políticas está aumentando cada vez mais os mais. Os votos não estão sendo mais de livre e espontânea vontade os vontade. Os eleitores conhecem o candidato através do que as redes sociais diz dizem a seu respeito.

As promessas enganosas de certos candidatos está estão sendo feita feitas através da internet internet, onde as pessoas são os alvos, essa alvos. Essa distribuição de mitos tem o intuito de mudar o voto e ter uma sociedade inconsciente do que fez.

O Brasil está liderando essa manipulação e outros 48 países, sem ter nenhum obstáculo que pare isso pois as pessoas que poderiam fazer isso são as mesmas que cometem tal ato.

A implantação de leis ou multas mas mais rígidas poderia ser uma alternativa para disseminar coibir esse “crime” crime, porém se torna algo meio que impossível devido os detentores serem os responsáveis das duas ações.

Comentário geral

Texto fraco, muito repetitivo e superficial. O autor se limita a afirmar que as redes sociais estão sendo usadas para a manipulação política e não vê como solucionar o problema pois os manipuladores são os próprios políticos, que poderiam legislar no sentido de coibir a manipulação. O texto é mais expositivo do que argumentativo e deixa muito em desejar em matéria de coesão.

Aspectos pontuais

1) Primeiro parágrafo: muito mal escrito. As redes sociais não obrigam a nada, mesmo colocando o verbo  obrigar entre aspas. De resto, dizer que "o aumento... está aumentando" dispensa qualquer comentário.

2) Segundo parágrafo: repetitivo e chamar a propagação de fake news de "distribuição de mitos" não se justifica, ao menos, se o autor não explicar por que quis usar essa opção.

3) Terceiro parágrafo: o Brasil não está liderando nada. O autor não entendeu o texto que leu.

4) Quarto parágrafo: "disseminar" significa "divulgar", "difundir" e o autor estava querendo dizer o contrário disso.

Competências avaliadas

Itens Nota
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 0,5
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 0,5
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 0,5
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 0,5
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 0,0
Nota final 2,0
Saiba como é feito a classificação das notas
2,0 - Satisfatório 1,5 - Bom 1,0 - Regular 0,5 - Fraco 0,0 - Insatisfatório

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.

UOL Cursos Online

Todos os cursos