Voto Digital

NOTA 3,5

De acordo com Michel Foul, nada é politico político, tudo é politizável. Isso se evidência evidencia nos meios de comunicação em que que diversas vezes foi usado foram usados para o controle popular da população; o próprio Getúlio Vargas usou desse artifício para o controle da massa. Mas será que tais metodos métodos ainda são usados?

Nas últimas décadas décadas, os candidatos eleitorais às eleições concentraram as suas campanhas nas redes socais, ambiente de maior espaço. Segundo dados da Universidade de Oxford, o Brasil entrou para a lista de paises países que sofrem manipulação digital. Isso mostra como o país tem repletos pretendentes a se tornarem "Mãe dos Pobres".

Ser Cidadão cidadão vai alem além de pagar impostos, consiste também em fiscalizar os seus representantes. No entanto, grande parte dos Brasileiros brasileiros se voltam para essas questões no periodo período eleitoral, tornando-se de fácil influência. Dessa forma tomará um Cálice irremediavel. [cálice irremediável].

Sendo É de suma importância que o TSE (Tribunal Supremo Superior Eleitoral) aumente as campanhas a respeito do voto consciente, com o intuito de reeducar o povo brasileiro, alcançando todos os meios de comunicação, principalmente as os virtuais. Cabe as às escolas reforçar tais debates em salas de aulas, aumentando o senso critico crítico dos alunos. Acima de tudo tudo, a população precisa entender que o poder estais em sua mãos [está em suas mãos] .

Comentário geral

Texto fraco. Consegue-se entender o que o autor quer dizer nas entrelinhas do texto, porque ele se expressa muito mal por escrito e há muitos problemas de linguagem e conteúdo na redação, que põe a ênfase na manipulação política, seja ou não feita por meio das redes sociais. Portanto, apenas tangencia o tema e, o que é pior, faz citações erradas e gratuitas, sem contar que apresenta trechos enigmáticos, por serem escritos de modo totalmente subjetivo.

Aspectos pontuais

1) Primeiro parágrafo: a) Fazer uma citação sem nem sequer saber o nome certo do autor citado (Michel Foucault) é muito ruim. b) Por que especificamente Getúlio Vargas? Muitos outros poderiam ter sido citados. O autor não sabe usar citações. Parece usá-las só para ostentar conhecimentos.

2) Segundo parágrafo: a) as redes sociais ainda não têm décadas de existência. Têm aproximadamente uns quinze anos. b) No Brasil, a televisão ainda é o principal meio de veicular propaganda eleitoral. Essa é a primeira eleição brasileira em que as redes sociais ganharam destaque. Então, todas essas afirmações são equivocadas. c) Ambiente de maior espaço? Como assim? d) O Brasil pode estar repleto de pretendentes, mas os pretendentes não são repletos. E, "mãe dos pobres", como assim? Getúlio era o "pai dos pobres". De resto, há candidatos de todos os sexos.

3) Terceiro parágrafo: todo o trecho em vermelho é confuso e agramatical. A frase final não faz nenhum sentido. O que é um "cálice irremediável"?

4) Quarto parágrafo: é o melhor da redação. Ainda assim, o autor fala em "tais debates". O pronome "tais" indica que ele já teria se referido a alguns debates antes, o que ele não fez. Ele tinha de dizer que as escolas deveriam oferecer "debates sobre eleições e manipulação".

Competências avaliadas

Itens Nota
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 1,0
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 0,5
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 0,5
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 0,5
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 1,0
Nota final 3,5
Saiba como é feito a classificação das notas
2,0 - Satisfatório 1,5 - Bom 1,0 - Regular 0,5 - Fraco 0,0 - Insatisfatório

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.

UOL Cursos Online

Todos os cursos