Tem que rolar química
No último dia 18, foi comemorado do Dia Nacional do Químico. Quando você pensa em química, o que vem a sua mente?
- Um lance de identificação imediata entre duas pessoas que acabaram de se conhecer;
- A tabela periódica;
- Tubos de ensaio com líquidos fumegantes;
- Aquela aula no colégio da qual você lembra pouca coisa...
Bom, todas as alternativas estão corretas! Infelizmente, até essa sobre a aula que não fez muito sentido para você. A verdade é que até hoje é difícil encontrar escolas onde a aula de química conecta essa ciência com a vida das pessoas. Se pensarmos bem, nem é tão surpreendente, já que apenas 40% dos professores que lecionam essa disciplina no ensino fundamental e 60% no ensino médio são realmente formados para dar aula disso.
É uma pena, e precisamos reverter esse jogo! Afinal, a química está presente no nosso cotidiano, na gente e em tudo o que nos rodeia. E não nos damos conta disso!
Quando você sente fome, isso é o resultado de uma reação química do seu corpo que leva a informação para o seu cérebro: é hora de comer. Aí você pega e corta uma maçã, e ela muda de cor, por causa do processo químico desencadeado pelo contato do oxigênio com uma enzima que é liberada no corte. Você come a maçã, e logo o corpo dispara uma porção de reações químicas para iniciar a digestão.
A química é prática. Ela está tão presente no nosso dia a dia que não há motivo para ela ser uma disciplina com a qual os alunos tenham tanta dificuldade – ou que não faça sentido para eles terem de aprendê-la. Então, que tal ajudarmos nossas crianças e nossos jovens a entendê-la melhor e, por tabela, garantir que eles tenham um bom desempenho nessa matéria na escola?
Aí vão algumas dicas:
- Mostre como a química está em tudo!
- Incentive a pesquisa. A química faz parte da área de Ciências Naturais, então, é preciso incentivar a pesquisa científica! Por que o leite fica mais escuro quando a gente o adoça com açúcar? O que faz o pão crescer? O que tem no creme dental que limpa os dentes? Tudo à nossa volta pode ser um ponto de partida para uma pesquisa expressa.
- Incentive a experimentação. A química é viva, e vê-la em atuação é incrível. Por exemplo, eu fiz uma experiência junto com as minhas filhas de apenas 6 e 7 anos que elas amaram: misturamos cola branca com bórax, corante e pó de ferro para ter uma geleia magnética!
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.