Topo

Coluna

Priscila Cruz


Priscila Cruz

Democracia é assunto de criança? Sim!

26/10/2016 06h00

Você sabia que ontem foi o Dia da Democracia no Brasil?

A data foi instituída por um motivo bastante triste: é uma homenagem ao jornalista Vladimir Herzog, torturado e assassinado em 25 de outubro de 1975, durante a ditadura militar que vigorou no nosso país até 1985.

Desde então, vivemos novamente em um regime considerado democrático – sistema de governo que, aliás, é o preferido pelos brasileiros.

Uma pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência com a Worldwide Independent Network of Market Research (WIN), realizada em 2014, mostrou que 73% dos brasileiros acreditam que a democracia é a melhor modalidade política existente, apesar dos problemas que apresenta, ao passo que 22% não concordam com isso e 5% não quiseram opinar. Melhoramos bastante: em 2002, outra pesquisa, da Organização das Nações Unidas (ONU), trouxe um quadro bastante diverso. Segundo esse estudo, 59% dos entrevistados brasileiros não sabiam o que era democracia.

Por isso, uma data como essa nos traz reflexões que podem – e devem! – ser compartilhadas desde cedo com as crianças e os jovens em idade escolar. Na época do primeiro turno das eleições municipais, falei aqui sobre a importância de conversar com seus filhos sobre os meios de participação na gestão da escola, como os grêmios escolares. Tais mecanismos podem gerar o interesse das crianças e dos jovens pela representatividade e, consequentemente, pela defesa dos seus direitos.

Mas hoje eu gostaria de deixar algumas dicas sobre como tratar desse tema dentro de casa. Democracia não é um assunto tão complexo quanto parece, e aproximar esse tipo de discussão dos filhos ajuda a suscitar neles a consciência de quem são como cidadãos. Não é à toa que a palavra “democracia” vem do grego: demos significa “povo”, e kratós, “poder”, “governo”!

Assim, se a democracia é abordada como conteúdo curricular, por que não falarmos sobre isso também fora da escola? Por isso, deixo aqui algumas sugestões de tópicos para incentivar uma boa e saudável discussão com as crianças:

  • Aproveite os momentos em que estão vendo ou ouvindo juntos o noticiário do dia a dia para perguntar se seus filhos sabem como o Brasil é governado, ou quais são nossos direitos e deveres. Vale também discutir sobre a prefeitura da sua cidade. Quem é o prefeito? Vocês falam sobre isso na escola? O que é responsabilidade de quem no país?, etc.;
     
  • Ainda estamos em período eleitoral – muitas cidades terão segundo turno no fim de outubro –, o que significa que o assunto continua em pauta! Pergunte se eles sabem o que é um título de eleitor e para que serve;
     
  • Explique que existem países onde as pessoas não têm o direito de votar, destacando que o próprio Brasil já passou por períodos em que isso ocorreu. Assim, você valoriza a importância do direito ao voto;
     
  • Mostre como é fundamental estar em um sistema de governo que pressupõe que somos todos iguais perante a lei. Mesmo que na prática não seja assim – e também é fundamental abordar essa questão –, saber desde criança que temos direitos e liberdades é essencial para exercermos nosso papel de cidadãos na sociedade e para cobrarmos mais igualdade.

Lembre-se de que democracia não é apenas sinônimo de sistema eleitoral nem se restringe unicamente ao direito de votar. Por lei, a gestão das escolas também deve ser democrática, para assegurar a participação de todos os que integram a comunidade escolar: alunos, professores, funcionários e pais!

Além disso, ter a liberdade de expressar a sua opinião é uma forma de defender as suas demandas – e isso também faz parte da democracia. Um exemplo disso é o ativismo dos jovens para melhorar a educação pública, movimento que se intensificou no ano passado e se espalhou pelo Brasil.

Para encerrar, deixo abaixo alguns links que trazem um ótimo material – entre sugestões de livros, filmes, vídeos e atividades – para você discutir esse assunto com seus filhos e com as crianças e os jovens que convivem com você. Aproveite!

- Como levar o debate sobre política e democracia para a escola: http://porvir.org/como-levar-debate-sobre-politica-democracia-para-escola/

- Livros ensinam ditadura, democracia e conceitos sociais a crianças de 8 anos: http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2015/12/1721642-livros-ensinam-ditadura-democracia-e-conceitos-sociais-a-criancas-de-8-anos.shtml

- Plenarinho – o jeito criança de ser cidadão! http://www.plenarinho.gov.br/

Priscila Cruz